Amblyseius tamatavensis Blommers é um ácaro predador que pertence à família Phytoseiidae e foi originalmente descrito da Ilha de Madagascar (Blommers, 1974). Atualmente, este predador é encontrado em mais de 20 países distribuídos em quatro continentes pelo mundo (África, Ásia, América do Norte e do Sul e Oceania). No Brasil, essa espécie é amplamente distribuída, e sua presença já foi relatada nos estados da Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

ASPECTOS BIOECOLÓGICOS

A família Phytoseiidae abrange mais de 2.700 espécies de ácaros predadores e dentre elas estão várias espécies que já são comercializadas no controle de pragas, como é o caso do Neoseiulus californicus (Neomip) e do Phytoseiulus macropilis (Macromip). Os ácaros desta família são encontrados principalmente sobre plantas, mas também podem ocorrer no solo. Além disso, têm com características importantes como a movimentação rápida, o comportamento fototrópico negativo, o corpo brilhante, o ciclo de vida relativamente curto e a reprodução do tipo pseudo-arretonoquia.

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience ácaro predador controle bemisia tabaci amblymip mobile

Amblyseius tamatavensis (Amblymip).

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience ácaro predador controle bemisia tabaci macromip mobile

Phytoseiulus macropilis (Macromip).

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience ácaro predador controle bemisia tabaci neomip mobile

Neoseiulus californicus (Neomip).

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience ácaro predador controle bemisia tabaci amblymip

Amblyseius tamatavensis (Amblymip).

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience ácaro predador controle bemisia tabaci macromip

Phytoseiulus macropilis (Macromip).

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience ácaro predador controle bemisia tabaci neomip

Neoseiulus californicus (Neomip).

Espécies do gênero Amblyseius são classificadas como generalistas, ou seja, se alimentam e se reproduzem em uma ampla variedade de presas. Amblyseius tamatavensis é um típico representante deste grupo, que se alimenta de várias presas e outras fontes de alimento, como outros ácaros, pólen, nematoides e ovos e formas jovens de pequenos insetos. E foi estudando o hábito alimentar deste ácaro predador, que se observou que ele podia se alimentar de ovos e ninfas de Bemisia tabaci.

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience ácaro predador controle bemisia tabaci mosca branca

Bemisia tabaci (mosca-branca).

Bemisia tabaci (Gennadius), popularmente conhecida como mosca-branca, é um inseto-praga de grande importância econômica, que causa danos diretos e indiretos para uma variedade de culturas, como algodão, feijão, soja, tomate, melão, plantas ornamentais, hortaliças, entre outras. Os danos diretos se referem a alterações bioquímicas, fisiológicas, anatômicas e de desenvolvimento das plantas infestadas, podendo haver diminuição das reservas das plantas, com redução da produção e indução de desordens fisiológicas. Com relação aos danos indiretos, durante o processo de alimentação o inseto excreta uma substância açucarada sobre a qual se desenvolve um fungo (fumagina).  Além disso, este inseto também é vetor de mais de 128 vírus de plantas.

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience ácaro predador controle bemisia tabaci fumagina final

Durante o processo de alimentação a mosca-branca excreta uma substância açucarada sobre a qual se desenvolve um fungo (fumagina).

Utilização de ácaro predador
para o controle de mosca-branca

Assista ao vídeo

CONTROLE

O controle desta praga/vetor é realizado principalmente com a utilização de produtos químicos. Entretanto, devido ao alto potencial reprodutivo, ampla gama de hospedeiros (que permite migração entre cultivos) e inúmeros casos de resistência a inseticidas, este método, em algumas situações, não tem sido tão eficaz. São poucos os produtos biológicos disponíveis no mercado, deixando assim o produtor com poucas opções de controle biológico.

Desta forma, percebe-se que a obtenção de novos produtos biológicos, como o A. tamatavensis é de extrema importância para o atual cenário agrícola. Este produto, que será lançado com o nome de Amblymip, é o primeiro ácaro predador registrado no Brasil para o controle de B. tabaci.

Em avaliações na cultura do tomate, foi possível observar que tanto áreas tratadas com produtos químicos quanto em áreas em que ocorreu a liberação deste ácaro predador, houve uma redução semelhante na densidade populacional de B. tabaci ao final do período experimental, demonstrando assim a eficiência deste predador no controle desta praga. Além disso, este ácaro predador também mostrou bons resultados no controle de B. tabaci em culturas de pimentão e pepino. Desta forma, o Amblymip chega ao mercado como um produto biológico promissor para a utilização em todas as espécies vegetais nas quais ocorre a B. tabaci.

Outro ponto importante, é que avaliações em laboratório mostraram que diversos tipos de produtos químicos são seletivos a este ácaro predador, possibilitando assim o uso deste produto biológico no manejo integrado de pragas (MIP), em conjunto com outros métodos de controle, como o controle químico.

O controle biológico vem assumindo importância cada vez maior em programas de manejo integrado de pragas, nos quais é frequentemente associado a outros métodos de controle, como cultural, físico, de resistência de plantas e químico. O maior uso deste método de controle de pragas pode contribuir para a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas e do meio ambiente. Atualmente, observa-se que alimentos produzidos de forma mais sustentável têm ganhado espaço no mercado, possibilitando ao produtor agregar maior valor a seu produto.

CONTROLE BIOLÓGICO
DA MOSCA-BRANCA
(Bemisia tabaci)

Em breve!

CONTROLE BIOLÓGICO DA MOSCA-BRANCA (Bemisia tabaci)

Em breve!

MIP EXPERIENCE 

NOTÍCIAS

EVENTOS

MIP EXPERIENCE 

NOTÍCIAS

EVENTOS

Deixe seu comentário

© 2018 Promip.